O Corpo e O Andar Que Testemunha

Daniel 3.12-30

Texto: Dn 3.28

“Falou Nabucodonosor, dizendo: Bendito seja o Deus de Sadraque, Mesaque e Abednego, que enviou o seu anjo, e livrou os seus servos, que confiaram nele, pois violaram a palavra do rei, preferindo entregar os seus corpos, para que não servissem nem adorassem algum outro deus, senão o seu Deus.”

Introdução

Muita pregação sobre a fé, santificação, lealdade às Escrituras, o estado eterno no inferno ou no céu ... Nada ruim com essas pregações, pois, para pregar todo o conselho de Deus, é necessário abordar uma grande variedade de assuntos. Todavia, muito pouco se ouve sobre o corpo.

O Reino de Deus não é deste mundo (Jo 18.36) e pode ser dito que é espiritual - Rm 14.17: “Porque o reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, e paz, e alegria no Espírito Santo.”; I Co 4.20: “Porque o reino de Deus não consiste em palavras, mas em poder.”

Mas, mesmo assim, o corpo é muitíssimo importante em nosso serviço a Deus. Em nosso texto, foi o uso do corpo que foi a grande testemunha da fé que convenceu o Rei Nabucodonosor, um pagão, do Deus Verdadeiro.

I. A Importância do Corpo ao Mundo – Exaltação da Carne

Não é segredo que o corpo é adorado pelo mundo: I Jo 2.16, “Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não é do Pai, mas do mundo.”

Quando o povo de Deus, recém liberto da servidão do Egito, duvidava do Deus verdadeiro, fizeram logo um deus em imagem de bezerro, e logo começaram a saciar os desejos da carne: Ex 32.4-6, 25.

A Tatuagem, o body-piercing, a moda, a escultura que exalta o corpo, a pornografia, a fornicação, ... revela o tanto que o corpo importa ao mundo.

Se quiser comprar uma briga com a moda, enfatize o fato de que Deus cobre o corpo quando este está diante do publico.

Note como o prazer do corpo é associado com o pecado nesses versículos:

Pv 5.3: “Porque os lábios da mulher estranha destilam favos de mel, e o seu paladar é mais suave do que o azeite.”

Jz 14.3: “Porém seu pai e sua mãe lhe disseram: Não há, porventura, mulher entre as filhas de teus irmãos, nem entre todo o meu povo, para que tu vás tomar mulher dos filisteus, daqueles incircuncisos? E disse Sansão a seu pai: Toma-me esta, porque ela agrada aos meus olhos.”

Is 3.16-24: “Diz ainda mais o SENHOR: Porquanto as filhas de Sião se exaltam, e andam com o pescoço erguido, lançando olhares impudentes; e quando andam, caminham afetadamente, fazendo um tilintar com os seus pés; 17 Portanto o Senhor fará tinhoso o alto da cabeça das filhas de Sião, e o SENHOR porá a descoberto a sua nudez, 18 Naquele dia tirará o Senhor os ornamentos dos pés, e as toucas, e adornos em forma de lua,19 Os pendentes, e os braceletes, as estolas,20 Os gorros, e os ornamentos das pernas, e os cintos e as caixinhas de perfumes, e os brincos,21 Os anéis, e as jóias do nariz,22 Os vestidos de festa, e os mantos, e os xales, e as bolsas.23 Os espelhos, e o linho finíssimo, e os turbantes, e os véus.24 E será que em lugar de perfume haverá mau cheiro; e por cinto uma corda; e em lugar de encrespadura de cabelos, calvície; e em lugar de veste luxuosa, pano de saco; e queimadura em lugar de formosura”

Se duvidar que o prazer do corpo é importante para o mundo, cubra-o modestamente com pudor e decência e verá como é ser desprezado pelo mundo.

II. A Importância do Corpo A Deus – Deus Exalta o Homem Novo

Não podemos servir ao Senhor sem cuidar do corpo:

Rm 12.1: “Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional.”

I Co 6.13-20: “Os alimentos são para o estômago e o estômago para os alimentos; Deus, porém, aniquilará tanto um como os outros. Mas o corpo não é para a prostituição, senão para o Senhor, e o Senhor para o corpo. 14 Ora, Deus, que também ressuscitou o Senhor Jesus, nos ressuscitará a nós pelo seu poder. 15 Não sabeis vós que os vossos corpos são membros de Cristo? Tomarei, pois, os membros de Cristo, e fá-los-ei membros de uma meretriz? Não, por certo. 16 Ou não sabeis que o que se ajunta com a meretriz, faz-se um corpo com ela? Porque serão, disse, dois numa só carne. 17 Mas o que se ajunta com o Senhor é um mesmo espírito. 18 Fugi da prostituição. Todo o pecado que o homem comete é fora do corpo; mas o que se prostitui peca contra o seu próprio corpo. 19 Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos? 20 Porque fostes comprados por bom preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo, e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus.”

Alvo de Paulo: Fp 1.20-27: “Segundo a minha intensa expectação e esperança, de que em nada serei confundido; antes, com toda a confiança, Cristo será, tanto agora como sempre, engrandecido no meu corpo, seja pela vida, seja pela morte. 21 Porque para mim o viver é Cristo, e o morrer é ganho. 22 Mas, se o viver na carne me der fruto da minha obra, não sei então o que deva escolher. 23 Mas de ambos os lados estou em aperto, tendo desejo de partir, e estar com Cristo, porque isto é ainda muito melhor. 24 Mas julgo mais necessário, por amor de vós, ficar na carne. 25 E, tendo esta confiança, sei que ficarei, e permanecerei com todos vós para proveito vosso e gozo da fé, 26 Para que a vossa glória cresça por mim em Cristo Jesus, pela minha nova ida a vós. 27 Somente deveis portar-vos dignamente conforme o evangelho de Cristo, para que, quer vá e vos veja, quer esteja ausente, ouça acerca de vós que estais num mesmo espírito, combatendo juntamente com o mesmo ânimo pela fé do evangelho".

Para Servir a Deus é necessário subjugar o corpo: I Co 9.24-27: “Não sabeis vós que os que correm no estádio, todos, na verdade, correm, mas um só leva o prêmio? Correi de tal maneira que o alcanceis. 25 E todo aquele que luta de tudo se abstém; eles o fazem para alcançar uma coroa corruptível; nós, porém, uma incorruptível. 26 Pois eu assim corro, não como a coisa incerta; assim combato, não como batendo no ar. 27 Antes subjugo o meu corpo, e o reduzo à servidão, para que, pregando aos outros, eu mesmo não venha de alguma maneira a ficar reprovado".

O que fazemos por meio do corpo entra no julgamento do Cristão: II Co 5.10: “Porque todos devemos comparecer ante o tribunal de Cristo, para que cada um receba segundo o que tiver feito por meio do corpo, ou bem, ou mal.”

A Igreja: O Corpo de Cristo: – I Co 10.17; 12.12

Salvação – Cristo ofereceu Seu corpo:

Hb 10.10: “Na qual vontade temos sido santificados pela oblação do corpo de Jesus Cristo, feita uma vez.”

I Pe 2.24: “Levando ele mesmo em seu corpo os nossos pecados sobre o madeiro, para que, mortos para os pecados, pudéssemos viver para a justiça; e pelas suas feridas fostes sarados.”

A Beleza para com Deus: I Pe 3.1-6: “Semelhantemente, vós, mulheres, sede sujeitas aos vossos próprios maridos; para que também, se alguns não obedecem à palavra, pelo porte de suas mulheres sejam ganhos sem palavra; 2 Considerando a vossa vida casta, em temor. 3 O enfeite delas não seja o exterior, no frisado dos cabelos, no uso de jóias de ouro, na compostura dos vestidos; 4 Mas o homem encoberto no coração; no incorruptível traje de um espírito manso e quieto, que é precioso diante de Deus. 5 Porque assim se adornavam também antigamente as santas mulheres que esperavam em Deus, e estavam sujeitas aos seus próprios maridos; 6 Como Sara obedecia a Abraão, chamando-lhe senhor; da qual vós sois filhas, fazendo o bem, e não temendo nenhum espanto.”

Resultado de usar o corpo para a glória de Deus:

Testemunha convincente aos homens e a glória dada a Deus: Dn 3.28´: “Falou Nabucodonosor, dizendo: Bendito seja o Deus de Sadraque, Mesaque e Abednego, que enviou o seu anjo, e livrou os seus servos, que confiaram nele, pois violaram a palavra do rei, preferindo entregar os seus corpos, para que não servissem nem adorassem algum outro deus, senão o seu Deus.”

Maridos Convertidos: I Pe 3.1-2: “Semelhantemente, vós, mulheres, sede sujeitas aos vossos próprios maridos; para que também, se alguns não obedecem à palavra, pelo porte de suas mulheres sejam ganhos sem palavra; 2 Considerando a vossa vida casta, em temor.”

Conformidade à imagem de Cristo: I Pe 2.19-21: “Porque é coisa agradável, que alguém, por causa da consciência para com Deus, sofra agravos, padecendo injustamente. 20 Porque, que glória será essa, se, pecando, sois esbofeteados e sofreis? Mas se, fazendo o bem, sois afligidos e o sofreis, isso é agradável a Deus. 21 Porque para isto sois chamados; pois também Cristo padeceu por nós, deixando-nos o exemplo, para que sigais as suas pisadas.”

Conclusões

Rm 6.16: “Não sabeis vós que a quem vos apresentardes por servos para lhe obedecer, sois servos daquele a quem obedeceis, ou do pecado para a morte, ou da obediência para a justiça?”

A quem você serve? A qualquer deus ou ao Deus Vivo e Verdadeiro?

A Quem, então, você quer entregar o seu corpo?