JOEL, PEDRO E O DERRAMAR DO ESPÍRITO SANTO

Por Pr. Rafael S. Gomes

E nos últimos dias acontecerá, diz Deus, Que do meu Espírito derramarei sobre toda a carne; E os vossos filhos e as vossas filhas profetizarão, Os vossos jovens terão visões, E os vossos velhos sonharão sonhos [...] (Atos 2.17)

Pedro foca seu discurso sobre a profecia de Joel para mostrar àqueles que ali estavam reunidos, que o tempo do fim fora inaugurado, agora que Jesus havia irrompido na história. 
O contexto da profecia de Joel, bem como da fala de Pedro e do apóstolo Paulo (quando instrui Timóteo em 2 Tm 3.1), relaciona-se com o período que vai do nascimento de Jesus à queda de Jerusalém em 70 D.C. Aqueles seriam os últimos dias a que a Palavra se refere. No entanto, há uma referência muito próxima à nossa realidade atual. 
Vivemos esses "últimos dias" (não no mesmo contexto histórico de Atos, mas escatologicamente); a Igreja é o povo escatológico que aguarda a volta do Senhor e anuncia as boas novas de grande alegria para a salvação de todo aquele que crê (que invocam o nome do Senhor; v.21).

É interessante perceber que em Joel 2.28 (em referência ao v.17) encontramos a palavra hebraica "shafach" (derramar). Essa expressão não aponta para um gotejar, mas para um derramamento abundante, farto.  "Dado, pois, que o dom do Espírito foi mais copiosamente dado à Igreja após o advento de Cristo, o Profeta utiliza aqui uma expressão rara — que Deus derramaria o Espírito dele." - Comentário de João Calvino sobre Joel.
Vivemos esse tempo, o tempo do derramamento abundante do Espírito sobre todo o povo de Deus, e a esse derramamento segue-se a transformação de nossas mentes. Você tem buscado encher-se do Espírito nesse tempo em que Ele se derrama sobre nós? Tem buscado viver uma vida que expresse esse enchimento do Espírito?
É impressionante vermos em Pedro um exemplo de pessoa cheia do Espírito. No próprio capítulo 2 de Atos, Pedro divaga de forma poderosa sobre textos de Joel e Davi, ao citar o profeta e o rei nas passagens  de Atos 2.17-21 e Atos 2.25-28. Não temos esse Pedro assertivo, eloquente e cheio do Espírito nos evangelhos, mas agora o temos em Atos e nas epístolas. Certamente sua vida fora transformada uma vez que o Espírito do Senhor o instrumentaliza para alcançar as multidões.
Que o Senhor tenha misericórdia de nós nestes últimos tempos, e nos leve a desejar esse enchimento, e nos use para o louvor da Sua glória!

Que Cristo resplandeça sobre ti. Que o Senhor abençoe sua vida!

Grande abraço, fique na Paz!

Notas: Se você deseja conhecer mais sobre o tema "Últimos Dias", presente na profecia de Joel, e vivenciado pela Igreja Primitiva, visite o endereço a seguir:
Breve comentário sobre os últimos dias - Monergismo