VERDADEIRA ESPERANÇA NO PODER DE DEUS

"Eis que o nosso Deus, a quem nós servimos, é que nos pode livrar; ele nos livrará da fornalha de fogo ardente, e da tua mão, ó rei. E, se não, fica sabendo ó rei, que não serviremos a teus deuses nem adoraremos a estátua de ouro que levantaste" (Daniel 3:17,18)

Por Rafael Gomes

Hananias, Mizael e Azarias não tinham falsa esperança, mas certeza quanto ao poder e caráter do Deus a quem serviam.

Talvez você diga “tenho fé”, mas há uma possibilidade de que a sua fé esteja firmada numa falsa esperança. Isso porque neste tempo em que vivemos, as pessoas têm sido conduzidas a muitas falsas esperanças, das quais podemos destacar aquela que nos afirma que sempre teremos vitórias e, que se Jesus padeceu na cruz, não teremos mais sofrimentos nessa terra, visto que Ele já sofreu o necessário pelos filhos de Deus. Mentira! Cuidado com Satanás, pois ele não se firmou na verdade.

A esperança dos amigos de Daniel não repousava na falsa esperança de uma vida plena e longe de obstáculos e oposições. Na versão NVT, o verso 17 traz a seguinte redação: "Se formos lançados na fornalha ardente, o Deus a quem servimos pode nos salvar". Atente-se para a expressão "pode nos salvar". Eles sabiam que apesar de Deus poder livrá-los da fúria do rei, ainda assim Ele também poderia escolher não fazê-lo. Ora, não foi assim com nosso Senhor, quando clamou por livramento no Getsêmani?

Nossa esperança precisa estar no fato de que Deus pode todas as coisas, e Ele as fará sempre visando o cumprimento do Seu bom e eterno propósito. Sendo assim, podendo livrá-los da fornalha e não fazendo, ainda assim aqueles jovens não adorariam a outros deuses. Eles estavam certos quanto ao caráter soberano do Seu Deus, e de que suas vidas estavam em Suas poderosas mãos. Isso lhes bastou para terem seus corações cheios de verdadeira esperança, e seus lábios cheios de grande ousadia ao dizerem "E, se não, fica sabendo ó rei, que não serviremos a teus deuses nem adoraremos a estátua de ouro que levantaste”.

Esteja certo de que querendo, o Senhor fará e, não querendo, Ele não o fará. Ele é Deus e por isso pode todas as coisas; o sim e o não pertencem a Ele.

Essa é a verdadeira esperança que havia no coração daqueles três jovens, e que brotou nos lábios do leproso diante de Jesus, quando disse "Senhor, se quiseres, podes tornar-me limpo" (Mateus 8:2).

Que possamos viver pela verdadeira esperança bíblica, que não depende do que Deus faz, mas do que Ele é.

Louvado seja o Senhor! Nosso Deus é Soberano!