506 ANOS DE REFORMA PROTESTANTE

Por Rafael Gomes

Mensagem veiculada à Igreja Batista Central de Campinho, e compartilhada aqui no blog.

Há exatos 506 anos, em 31 de outubro de 1517, eclodia na Europa o movimento que ficou conhecido como Reforma Protestante. Não que tenha iniciado ali naquele ano, mas certamente aquele foi o momento crucial para a história da Igreja.

Nós Batistas, tendo surgido no século seguinte, não participamos do movimento de primeira geração mas, oriundos dos Puritanos ingleses, assumimos os valores que nortearam a Reforma, sendo eles enumerados pelos Cinco "Solas": Somente a Escritura, Somente a Fé, Somente a Graça, Somente Cristo e Glória Somente a Deus.

Desde o século XVII, quando do surgimento de nossa denominação, esses valores têm norteado nossa maneira de pensar a Teologia, vivermos como Igreja e fazermos missões. Eles são marcos importantes, que têm por objetivo levar-nos à constante reflexão acerca da maneira como vivemos a vida cristã, seja no particular, seja no coletivo como Igreja de Cristo.

É natural que, sendo composta por pecadores redimidos (mas, ainda pecadores), por vezes seja necessário que a Igreja tenha seu caminho aprumado pelo Senhor. Infelizmente, não estamos isentos de falhas e desvios. Por isso é tão importante trazermos à memória os fundamentos da Reforma, lembrando que:

1. Em primeiro lugar está a glória do nosso Deus. Para Ele vivemos;

2. Somente Cristo é o cabeça da Igreja, tendo vertido Seu precioso sangue para redimir o povo de Deus;

3. Somente pela graça é que somos abençoados pela obra redentora do Senhor da Igreja, Cristo Jesus;

4. Temos acesso a esta graça mediante a fé salvífica, concedida pelo próprio Deus, a todos os eleitos e;

5. Conhecemos o verdadeiro Deus, e o Filho que é o Verbo encarnado, somente por meio da Escritura, que é Palavra de Deus, inerrante, infalível e digna de tota aceitação.

Que o Senhor abençoe grandemente a sua vida, e que Ele tenha misericórida de Sua Igreja, ajudando-nos a vivermos para o louvor da Sua glória!

Fraternalmente,

Rafael Gomes.