CONHECENDO A DEUS


Quando se fala de crer em Deus, ás vezes em muitos de nós, surge um problema: do ponto de vista humano, nós teríamos de conhecê-lo bem antes, para depois crer nele. Mas no caso, do crente é diferente, ele nasce e vive espiritualmente pela fé em Deus. Os seus conhecimentos deverão ser submissos a fé. Nunca ao contrário.
Conhecer a Deus, não significa provar a sua existência, através de provas formais. E muitos hoje dizem em seus corações que não há Deus, esses pertencem ao grande número de ateus praticantes, isto é, esses que agem e falam como se não existisse Deus.
A Bíblia em parte alguma faz referência, que nós tenhamos que saber as provas da existência de Deus. Ela afirma que ele existia antes do mundo, e existe hoje. LER JOÃO 1:1-5
Antes de existir qualquer coisa, Cristo já existia, e estava com Deus. Ele sempre esteve vivo e ele mesmo é Deus. Ele criou tudo o que há. Nele está a vida eterna, e ele traz luz a toda a humanidade. Ele é a luz que brilha no meio da escuridão, e nunca pode ser apagada pelas trevas.
Para entendermos o mundo em que vivemos, termos senso de direção, temos de conhecer a Deus. Às vezes temos várias idéias a respeito do Senhor, mas elas devem corresponder aquilo que e dito pelo criador.
Podemos conhecer a Deus através de suas qualidades e através de seus atributos divinos, com o auxilio da Bíblia. Essas qualidades podem ser descobertas, ao conhecer seus nomes. Na Bíblia, os nomes de Deus mais comuns são:
Deus - quando nós encontramos esse nome no texto bíblico, ele fala do seu poder criativo e total. LER GENESIS 1:1
A palavra Deus, combinada com outras palavras, como "altíssimo", "suficiente", "eterno" e "conosco", revela as qualidades do Senhor e mostra a sua maneira a agir entre as pessoas. LER EXODO 6:3
Senhor - No sentido de governador e dominador, é aquele que exige o serviço e a lealdade de seu povo. LER EXODO 6:2
Pai - Mostra que todas as coisas e o ser humano foram criados por Ele e estão debaixo de sua proteção. LER MATEUS 5:45. Essa proteção é verificada, no versículo de JOÃO 3:16. Deus é um pai, que se preocupa tanto com nossa proteção, que enviou o seu único filho, para que todos nós pudéssemos ser salvos.
Nós podemos também conhecer a Deus, ao estudar o que ele é em si próprio, isso é chamado atributos divinos. Existem atributos que só Deus possui e nada há que os lembre nos homens ou nos outros seres por ele criados.
O primeiro deles é a soberania, isso significa dizer que Deus é o chefe, maioral o supremo. No universo só há um todo poderoso. Para nós isso é encorajador, pois podemos ter a segurança de que nada esta fora do controle do Senhor, e todos os seus planos se realizam. LER SALMOS 102:25,26.
O segundo é a eternidade. Nunca houve um tempo em que Deus não existisse. Não se limita ao tempo, vê o passado e o futuro de modo tão claro como contempla o presente. Nesta perspectiva, ele sabe o que é melhor para a vida do crente. LER ISAIAS 44:6
A onisciência é o terceiro atributo. Deus possui todo o conhecimento que existe. Nada o pega de surpresa. A onisciência do Senhor permite que ele tenha conhecimento de tudo antes e depois da salvação de cada ser humano. Ele perdoa os pecados do homem e nos aceita em sua família. HEBREUS 4:13
O quarto atributo, é a onipresença, significa que Deus é infinito e está presente em todo o tempo e espaço. Ninguém pode se esconder de sua face. Mas a presença do Senhor deve ser experimentada para se receber as sua bênçãos. LER JEREMIAS 23:24.
Deus tem mais do que o poder necessário para realizar todas as coisas. Isto quer dizer que ele é onipotente, o seu quinto atributo divino. O crente tem certeza de sua salvação porque o Senhor é todo poderoso, esta força se manifesta no evangelho de Cristo para a nossa salvação. LER ROMANOS 1:16. Deus mostra sua onipotência através do seu poder de criar em gênesis 1:1, somente um Deus onipotente poderia criar tudo o que existe.
O sexto atributo de Deus, diz que ele é imutável, ou seja, jamais muda sua natureza. Será sempre bom, justo, e verdadeiro. Podemos crer nas suas promessas, porque ele cumpre todas elas. LER NUMEROS 23:19
Existem ainda muitos outros atributos de Deus, mas se fossemos lista-los passaríamos mais de 1 ano falando.

Queridos irmãos, o texto acima fala de conhecermos mais a Deus, mas gostaria de ressaltar que só iremos conhece-lo mais e nos aproximar dEle quando passarmos a estudar a Bíblia, que é a Sua palavra, orarmos e vivemos uma vida de comunhão e santidade ao Senhor.
Não consegue ouvir a voz de Deus? Passe a praticar o que está escrito acima e com certeza você vai estreitar a sua comunhão com Ele e Ele falará contigo.