
"Não farás concerto algum com eles ou com os seus deuses. Na tua terra não habitarão, para que não te façam pecar contra mim; se servires aos seus deuses, certamente será um laço para ti." (Êxodo 23.32-33)
A terra que o texto fala é a nossa vida. O termo "eles" e os deuses que a Bíblia relata são as influências mundanas, sejam elas pessoas que se aproximam de nós para nos influenciar de forma negativa, ou atitudes que tomamos. Muitas são as seduções que o inimigo usa para nos laçar. Devemos vigiar e orar sem cessar!Não somos desse mundo, como eu falei ateriormente, somos peregrinos. O povo de Deus, no livro de Êxodo, estava experimentando uma passagem pelo deserto. Ali permaneceram por 40 anos, mas passaram. Ele não ficaram ali naquele deserto de maneira definitiva. Assim também é a nossa passagem por esta terra, ela não é definitiva.No deserto o povo foi aprimorado para poder alcançar a terra prometida, logo, aqui na terra nós somos aprimorados para alcançarmos a vida eterna com o Senhor. No deserto não fincamos estacas para construir moradas permanentes, ou seja, não devemos pôr o nosso coração neste mundo, nas coisas materiais, pois estamos apenas de passagem, o nosso destino é outro, é um lugar bem melhor. A eternidade com Cristo!O problema é que as pessoas estão cada vez mais se apegando aos "deuses" e "habitantes" daqui. Somos corpo material, por isso somos tão atraídos pelo que vemos. Dessa forma o inimigo tenta nos desviar de nosso objetivo final, nos apresentando riquezas, fama, poder, dinheiro, diversão, entre outras coisas mais. Mas tudo isso um dia passará (Mateus 24.35), nada ficará aqui para sempre. A matéria é corrompida pelo tempo.Lembra-se do que diz o texto: "Na tua terra não habitarão, para que não te façam pecar contra mim..."; quando abrimos nossas vidas às seduções mundanas, automaticamente fechamos o nosso coração para Deus, e fatalmente começamos uma vida de constante afastamento de dEle.
Devemos viver cada dia como sendo o último de nossas vidas. A cada dia temos de estar com a bagagem pronta para partir. Deus mandou que vigiássemos a sua volta (Mateus 24.42), para que não fôssemos pegos de surpresa. Vigiar é preparar-se a cada dia; viver em constante aprimoramento, buscando a face de Deus e o seu reino.
Vivamos todos ao regresso do nosso Senhor Jesus, que há de vir em glória (Mateus 25.31), e reunirá consigo todos os seus filhos, aqueles que no seu nome creram, e que a sua palavra guardaram e praticaram, e sua vida a Ele entregaram.
Aleluia, Jesus está voltando!