sexta-feira, 22 de maio de 2009

CRESCIMENTO OU INCHAÇO DO EVANGELHO?

Fico meio assustado vendo o “crescimento”, que tantos falam, que a Igreja vem tendo. Em especial gostaria de falar sobre o avanço da Igreja em nossa cidade, o Rio de Janeiro.
Tenho um professor no seminário, que me dá aula de História Eclesiástica, e ele falou a respeito de uma discussão sobre o dito “crescimento”, que ocorreu certa vez em uma reunião de pastores batistas.

Os pastores estavam felizes comemorando o crescimento da Igreja em nossa cidade, até que um dos que estavam ali disse: “Há uns 15 ou 20 anos atrás haviam pouquíssimas igrejas dentro da comunidade da Rocinha. E víamos como aquela comunidade passava por dificuldades, já naquela época. Hoje, quando entramos na Rocinha vemos um número absurdo de igrejas espalhadas por toda a comunidade. E o que deveríamos ter como resultado, não temos. Pois a situação da comunidade não melhorou em nada, pelo contrário, a violência aumentou, diga-se de passagem os últimos confrontos sanguinários com favelas rivais [...] Na verdade, não temos o que comemorar!”
Irmãos, o que eu tiro por conclusão sobre essas palavras é que a Igreja vem experimentando, na verdade, um inchaço tremendo.
E o que é um inchaço? Poderíamos dizer que é um crescimento desordenado, em muitos casos. Ou seja, valeria dizer que o inchaço é um crescimento aparente, que por consequência nos traz muitos malefícios, ao invés de grandes benefícios.
Infelizmente é isso que a Igreja vem experimentando. São grandes os números de convencimentos, mas pouquíssimos são aqueles que realmente se convertem.
Claro, vale dizer que existem conversões reais e sinceras!
Mas quando nos convertemos, experimentamos uma mudança em nossas vidas. Deus não é estático, Ele é dinâmico, e assim é a sua atuação por meio do Espírito Santo. As pessoas não permanecem as mesmas, suas vidas são mudadas completamente. Eu não posso ser hoje, depois de convertido, o mesmo homem que eu era antes de minha conversão.
Uma cidade nunca será a mesma depois de um verdadeiro avivamento. Temos por exemplo a cidade de Cali, na Colômbia, onde a Igreja passou por um verdadeiro avivamento, e os índices de violência na cidade, que outrora era conhecida como a “Capital da cocaína”, despencaram de uma forma astronômica.
Gostaria que os irmãos repensassem a respeito do avivamento de Deus.
Deus quando aviva uma pessoa, uma igreja, uma cidade, ou até um país, tudo muda, as coisas não permanecem na inércia, por que Deus não é inerte, Ele é dinâmico.
Avivamento não é apenas sentir a presença e o poder do Espírito Santo.
O crescimento não é representado apenas por igrejas lotadas e grandes números de membros.
É muito mais do que isso! Avivamento e crescimento estão diretamente ligados à transformação, à renovação que temos em Jesus Cristo.
A própria palavra nos exorta acerca disso: “E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.” (Romanos 12.2).
A Igreja deve influenciar o mundo, e não o contrário.
Que Deus a todos abençoe! Amém!

2 comentários:

  1. Irmãos
    Romanos 1-2
    1 ¶ Rogo-vos, pois, irmãos, pelas misericórdias de Deus, que apresenteis o vosso corpo por sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional.
    2 E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus
    Não podemos sair do mundo, mas não podemos ser contaminados por ele.
    Hoje no Brasil uma grande ameaça paira sobre nós evangélicos. Leis estão tramitando no Congresso que tentarão nos impedir de dizer que o homossexualismo é pecado, que o aborto é pecado, e este é só o começo.
    Se não tomarmos uma posição firme e decidida agora em breve teremos de adorar ao nosso Deus escondidos como acontece na China, nas nações árabes, em Cuba etc.
    É por isto que temos que levar a mensagem profética de Jesus Cristo a todos e nunca devemos nos calar diante das injustiças praticadas neste mundo.
    Ao ver tanta corrupção, imoralidade, falta de ética e desonestidade por parte de nossos governantes, criei um blog http://brasillivreedemocrata.blogspot.com que é o meu clamor contra este estado de coisas.
    Creio na Bíblia como meu guia de fé e prática, portanto, luto como me é possível por um mundo melhor.
    Peço que me dê sua colaboração dando suas opiniões sobre as matérias lá tratadas, bem como em seus blogs dediquem parte dele para defender nossa liberdade de Culto e Adoração ao Deus único e verdadeiro.
    Oremos para que Deus tenha misericórdia de nosso Brasil e que possamos ganhar mais almas para Cristo.
    http://brasillivreedemocrata.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Deus derrame seu amor sobre você!
    Sem o amor de Deus não somos nada!

    Vende tudo o que você possui!

    Esmolar dinheiro para quê, Se Deus te sustenta? Crianças passando fome, morrendo por vícios e doenças, e você preocupado em pedir mais dinheiro? Para quê casa de luxo, carro de luxo? Enquanto seu irmão morre de fome? Pregar a prosperidade para uma pessoa só? Se todo o dinheiro arrecadado fosse para evangelizar em favela não existiria mais o trafico de drogas!
    Ame a seu irmão... De que adianta pregar a prosperidade, ser rico, pedir mais e mais dinheiro para uma obra morta, para uma obra que não agrada a Jesus?
    Evangelizar é trazer a palavra de Deus para as pessoas que não a conhecem!
    Que palavra de Deus você leva para alguém? Jesus nos ensina que devemos largar tudo e seguir Ele... Se Ele viesse pela primeira vez hoje, você largaria tudo?
    Quem sustenta o profeta é Deus e não o povo! Diz-me um profeta que esmolou riquezas?
    Elias, Deus milagrosamente o alimentou... Jonas ficou três dias dentro de um animal marinho, Ezequiel 4:12-15 teve que comer pão assado no esterco humano ( Bovino )... Jesus pregava de cidade em cidade... O maior bem de um profeta esta no céu... Não viemos para seguir as leis dos homens. Não devemos cair na corrupção, não devemos vender a palavra de Deus! Não devemos esmolar riquezas, pois quem nos veste é Deus! Seria melhor você nunca ter tocado nos dízimos de ninguém, pois não há ninguém na terra digno de receber as ofertas para Deus! Seria melhor você pregar que o dizimo era para ser dado aos necessitados ! Se todo o dizimista do Brasil ajudasse algum necessitado... Garanto-te que muita coisa no pais iria mudar!
    Que Deus toque no seu coração, e te acorde... E que Deus te fale que o tempo esta próximo, o tempo que riquezas, dinheiro, igreja prospera de bens não leva ninguém a nada !
    E sim, chegou o tempo de vender tudo o que temos e dar aos pobres, chegou o tempo de pregar de boca em boca... Chegou o tempo de andar de chinelos e não de ternos! O profeta tem que sofrer o que o povo sofre, se não ele não é um profeta digno! De que adianta colocar uma pessoa rica para pregar a palavra de Deus! Se a palavra de Deus é para os humildes! Seria uma contradição! É tempo de ser humilde, é tempo de levar a palavra de Deus a serio! Chegou o tempo de parar de brincar de ser profeta e ser profeta de verdade! Ser um martire do povo!
    Lembre de " Amós 6 " leia com mais atenção o versiculo 6 e 7 !!!
    A palavra de Deus não é para ser vendida! Lembre-se também de "Mateus 21:12"
    " Mateus10:9" " Mateus 6:19" " Mateus6:24,25" " Mateus 7:15-20" " 2 Samuel 2:22"
    Que Jesus volte logo... E que o seu espírito mostre a verdadeira verdade em quando ainda há tempo...

    ResponderExcluir

Deixe o seu comentário. Ficaremos felizes em poder contar com a sua opinião.